Ricardo Sena é tubista formado pela Universidade Federal da Bahia e desde a idade de 13 anos começou na arte da música com o eufônio em uma instituição cristã.

Participou de diversos grupos musicais como Oficina de Frevos e Dobrados, Banda Sinfônica da UFBA sob a regência do Maestro e Prof. Horst Karl Schwebel, Orquestra Sinfônica da UFBA como Bolsista e Músico Convidado.

Participou também de orquestra e bandas nos Festivais de música de Brasília (CIVEBRA), Santa Catarina (FEMUSC), Tatui (Curso de Férias) dentre outros.

Teve orientação de sobre tuba de renomados professores tendo como destaque o Professor Renato Costa Pinto.

Participou do projeto de ensino para as bandas de música (Filarmônicas) no XX Seminários Internacionais de Música da UFBA em 2006.

Atuou com artistas renomados no cenário musical baiano como Carlinhos Brown, Netinho, Saulo Fernandes, Gerônimo e outros.

Desenvolve um programa inovador de aulas via web e é administrador do blog “Tocando Tuba e Eufônio“ em que compartilha informações técnicas e interage com o público admirador dos metais graves.

Atualmente é eufonista solo da Banda de Música da Base Aérea de Salvador e tubista da Orquestra Sinfônica Popular de Camaçari.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn